Torna-te invisível no Facebook Messenger

Trabalhar online tem as suas vantagens, mas também traz alguns dissabores. A gestão do tempo é mais permeável a distrações, já que todos sabem quando estamos online e, mesmo que alteremos o nosso estado para outra situação, há sempre quem tente a sorte com uma mensagem “estás aí?”.

Não é ser mau, mas sim garantir um tempo para estarmos concentrados no trabalho que estamos a desenvolver. Se és profissional, podes estar a trabalhar na conta de outro cliente. Se és individual, podes estar a tratar de um assunto que requer a tua atenção. De uma forma ou de outra devemos ter a possibilidade de controlar a nossa exposição.

Acontece-me frequentemente estar a trabalhar e mandarem mensagem de temas (ou trabalhos) que não são os mesmos que estou a trabalhar. Cada cliente pensa que é único e que só temos a conta dele e, por conseguinte, considera que estamos sempre disponíveis.

Mas então, o que acontece se nos enviam uma mensagem pelo Facebook Messenger e nós não respondemos? Uma vez que quem nos envia a mensagem tem a possibilidade de saber se lemos a mensagem ou não, corremos o risco de recebermos, a seguir, a célebre frase “Não respondes? Eu sei que viste a mensagem…!”

Por outro lado, talvez a mensagem que nos tenham acabado de enviar seja mesmo importante, só que para uma outra altura. Como poderemos então ler as mensagens sem que saibam que o fizemos?

Pois bem, com a evolução tecnológica, praticamente todos os browsers têm a capacidade de acoplar pequenos plugins que permitem uma melhor e mais fácil utilização da internet. Tanto o Mozilla Firefox como o Google Chrome contam com um add-on chamado FB Unseen. São programas diferentes (um para cada plataforma), mas que no fundo fazem a mesma coisa: Escondem o aviso de leitura das mensagens do Facebook Messenger.

Como instalar?

Para instalares e começares usar cada um destes add-ons, basta que consultes a loja de extensões do teu browser (Chrome ou Firefox) e selecionares a opção “Aplicar“.

Não precisas de grandes configurações, basta que deixes o add-on fazer o seu trabalho. Para testares podes usar a conta de Facebook de um familiar ou amigo e enviares uma mensagem para o teu Facebook. Depois, na tua conta, lê a mensagem que recebeste (mas atenção que não podes responder. Nesse caso, quem te enviou a mensagem fica a saber que a leste….).

Vai novamente à conta do teu amigo/familiar e constata que não aparece a indicação “vista às 00h” como de costume.

Mas, e no telemóvel?

Se usas o telemóvel para ler as mensagens de Facebook Messenger, podes ter um outro problema. É que para dispositivos móveis, estes add-ons não funcionam. A única forma que tens para ler mensagens sem seres detetado é colocares o telemóvel em Modo Avião, desligares as redes Wifi e Dados e abrires o Messenger.

Uma vez que recebes a notificação de mensagem nova, esta já foi descarregada para o teu smartphone. Contudo, e porque tens a internet desligada, o telemóvel não consegue enviar o aviso de leitura.

A grande desvantagem desta artimanha é que, mal voltas a ligar a internet no telemóvel, o aviso é enviado para o emissor da mensagem, ficando a saber que, naquele momento, acabaste de a ler.

Não é o melhor sistema, mas na inexistência de uma opção oficial, podes ganhar algumas horas comeste pequeno truque.

Se gostaste desta dica, partilha-a nas tuas Redes Sociais e deixa um comentário. Não te esqueças de seguir a Página Arte Digital no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Etiquetas:

Partilha nas Rede:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print